05/07/2012

Futebol - O melhor esporte do mundo.


Você pode negar, mas você fica super tenso (a) durante uma partida de futebol. Fica com raiva dos juizes, zoa o time adversário, xinga os jogadores do seu time, pula, grita, ensina eles como jogar futebol, vê técnicas de jogo, grita isso para os jogares, xinga mais um poco, se descabela, derruba refri no chão, sua mãe te xinga, você briga com ela, ela te coloca de castigo, você quebra a teve, cai um meteoro na casa e tudo vai pro beleléu. É isso que você sente quando está assistindo futebol e sua mãe te enche o saco ¬¬.(Ok, exagerei.)

Mas o fato é que você fica muito ansioso. Ou então, você nem liga. Eu amo dizer que Amo assistir futebol, por que ele é o melhor esporte do mundo. É um jogo em equipe, um jogo no qual você não vence se não tiver uma mega hiper estratégia bombastica.
Ah, ok. Você é uma menina e não sabe nada de futebol, e odeia esse gosto do seu namorado, certo? Eu entendo ele Eu te entendo. Mas esta autora preparou um guia super facil de entender, pra você parar de gritar gol e deixar seu namorado surdo sem ao menos entender por que o juiz apitou, se o carinha gostoso se jogou no chão.

Posicionamento dos Jogadores : Ok menina, o futebol não é composto apenas pelo goleiro e pelo atacante. Quando você assiste com seu namorado, pode até achar chato ele ficar naquele blábláblá, conversando com o narrador (que nem sabe que ele ou você existe), e gritando nomes do tipo : volante, centroavante, zagueiro, ponta. ACALME-SE. Esses nomes são normais para definir a posição tática dos jogadores no campo. (Acredite , o futebol é muito mais gostoso quando você sabe que ele nao é apenas um bando de marmanjos correndo atrás de uma bola.)

Zagueiro:
São os homens mais próximos do goleiro do próprio time e tem como missão tentar parar o ataque adversário quando eles já conseguiram passar por todo o meio de campo.

Volante:
É o cara que fica um pouco recuado no meio de campo, a frente dos zagueiros do seu time. Ele faz o trabalho pesado: é o responsável por dar o primeiro combate com a equipe adversária, tomar a bola sem fazer falta e armar a jogada de ataque. Essa é uma posição bem maleável, pois, às vezes, um volante pode recuar ainda mais ou pode partir mais pra frente, para o meio de campo.

Lateral:
Ah, se todas as posições tivessem nomes tão literais (ai, você não seria uma lesada em assuntos como o futebol)... É claro que o lateral, esquerdo ou direito, atua nas laterais do campo e são os responsáveis pela cobrança da, ahn, lateral. No entanto, é importante frisar que os laterais podem atuar na parte defensiva ou no ataque (e aí são chamados de alas)

Meia:
Não, não é a meia que você usa com tenis ¬¬
Outra função que, como o volante, é bem maleável. O meia fica, como o nome sugere, no meio-campo e os jogadores que desempenham essa função costumam ser habilidosos, velozes e capazes de criar as jogadas de ataque. Grande parte dos jogadores famosos que você já ouviu seu  namorado idolatrar eram meias como Maradona, Zico ou Zidane. O jogador que fica mais recuado é chamado de meia defensivo , e o que vai até o gol adversário é, obviamente, o meia atacante.

Atacante:
Esses são (os gostosões, tipo Neymar.Ele não é gostoso, mas tudo bem) os responsáveis pelos momentos mais emocionantes do jogo, o gol, claro. Não há muito que explicar: o atacante tem que fazer gols ou assistências, como é chamado o passe para quem faz o gol. Um atacante pode ser centroavante – o cara que quase nunca sai da área adversária e que, na maioria dos casos, também deve ser alto e bom de cabeceio – ou também pode ser ponta-de-lança – nome pouco usado hoje, mas que define o atacante que vai até o fundo do campo pelas laterais, fazendo cruzamentos dentro da área.

Legal, agora você sabe o nome das funções daquele caras sarados e suados que seu namorado idolatra. Mas ainda tem outras regras que você precisa saber, para entender o fanatismo do seu amor (e o meu também).


Impedimento
Esse tópico é unanimidade entre as meninas: ninguém entende! Por que prejudicar o jogador esperto que estava na frente de todo mundo e pode, assim, fazer gols com mais facilidade? O impedimento diminui drasticamente o número de gols numa partida, é verdade, mas pense bem: se não existisse, a atuação dos jogadores seria bem menor, já que, para a bola chegar no ataque, bastaria que alguém fizesse um lançamento bem forte, na cara do gol. Para que isso não aconteça, foi determinado que a jogada será paralisada se o jogador do ataque estiver na frente de todos os defensores do time adversário no momento em que a bola for lançada pelo seu companheiro.
Entendeu agora por que a partido é mega complicada?


Escanteio x Tiro de Meta
Qual é a diferença afinal se a bola rola para o fundo do campo? Essa é fácil: se a bola for para fora porque, numa jogada de ataque, alguém do time que está se defendendo usar desse artifício para evitar o gol, então a vantagem é de quem está atacando – e aí é escanteio. Se, por outro lado, o próprio atacante não dominar a bola e jogá-la pela linha de fundo, aí quem tem a vantagem é o time que se defende – e o goleiro tem a chance de dar o tiro de meta.

Continuando : Você entendeu por que a partida é mega complicada? (kkkkkkk)


As faltas e os cartões amarelo e vermelho
Meninas, entendam: futebol é um esporte de contato, por tanto, nada de gritos histéricos cada vez que um jogador sair rolando no campo.(Entendeu o que eu quis dizer lá começo? Eles não se jogam meninas ¬¬ No caso do Neymar, ele se joga a paises de distancia.) Se você não gosta de tombos, assista o mundial de volei, ok?
Brincadeiras à parte, é difícil mesmo entender quando existe falta ou não: em grande parte dos casos, a falta só existe se o juiz interpretar assim. Existem, claro, alguns lances incontestáveis - o mais famoso é o carrinho por trás, que é considerada jogada desleal e merece de cara um cartão vermelho, ou seja, expulsão.
Outras faltas menos duras, discussões, reclamações excessivas com o juiz, atraso para repor a bola no campo ou simulação (quando o jogador provoca uma falta que, teoricamente, não existiria, só pra beneficiar seu time. Como no caso do Neymar.) podem valer um cartão amarelo, ou seja, um aviso mais sério do juiz. Com dois cartões amarelos na mesma partida faz com que o jogador seja automaticamente expulso.

Meninas, espero que tenham entendido, e parem de irritar seu namorado (e a mim) com perguntas idiotas sobre futebol.

(Não, esta autora não gosta nem um pouco do Neymar.)







Nenhum comentário:

Postar um comentário