07/07/2012

Mídia.




Hoje, a mídia faz de você um boneco.
Você está 100% a merce da mídia.Seja nos filmes que tu vê, nas roupas que tu veste, na música que tu ouve, Sempre a mídia te influenciou a isso. Seja rádio, seja tv, seja internt, seja jornal, seja o escambáu a quatro.
Pra você ter uma ideia, essa manipulação da mídia vem desde a Era Vargas. Você conhece aquele programa de rádio chamado " A hora do Brasil" ? Então, esse programa foi criado por Vargas, para falar bem da politica dele para as massas populares (pela primeira vez na vida, esta autora prestou atença nas aulas de história.), para as mesma apoiarem ele nas eleições (independente de ele entrar corrupitamente ou não). Está vendo? Faz tempo.

Vamos um pouco mais além então.
Depois da Era Vargas e de seu rádio, temo o que? Temos a Ditadura Militar. Ahhhhhhhhhhhhh, mas o que tem a ver com a mídia? Bah!! O simples fato de ser tudo proibido, principalmente o Rock e o Punk (simbolos de rebeldia, anarquismo, coisas de que falarei em outro post). A mídia novamente falava bem dos politicos, novamente. E hoje?
Hoje a mídia faz de você um escravo. Vejam, eu acabei de comprar meu Iphone (mentira, alguem quer me dar?). Mas, na mesma hora, passou na Tv que o Iphone é antiquado, e agora as paradas é o Iphed (sei lá se isso existe). Qual é minha primeira reação? É sair correndo e comprar o tal Iphed.
O mesmo acontece com a música. A mídia fez da música "rótulos", e os separou em "classes", para poder explorar cada classe individualmente. Ok, exemplo?
Justin Bieber é pop, Elvis Presley é rock, Luan Santana é sertanejo e Valesca é funk. Seus fãs então são populares,rockeiros, cowtrys, e funkeiros. Então fica mais facil enviar produtos para essas classes. 
Suponhamos que a industria tenha fabricado uma mega-hiper-ultra gitarra mó fera, muito estilosa;você acha que um rockeiro pensará duas vezes antes de compra-lá? Mesmo que essa guitarra em questão custasse mais que o salário de dois anos de trabalho. Não, ele não pensaria. 
Agora, essa mesma indústria produziu novos acessórios de tortura. Você acha que algum fã da Gaiola das popozudas pensara meia vez antes de comprar? Nem sonhando. O mesmo vale para qualquer tipo de música. 
"Então, porque a Mídia desrespeita os artistas que ela própria mostra dessa forma? É pra que você se encaixe nesses rótulos e se torne um estereótipo. O que isso quer dizer? Quer dizer que ela te influencia a se tornar uma pessoa sem personalidade própria, substituindo suas qualidades pelas  próprias do estilo que você gosta. por exemplo, se você gosta de Emocore, você deve ter maquiagem pesada, cabelo escorrido, certas roupas como sapato All-Star, roupas xadrez ou listradas, etc. E a Mídia quer que você se torne um estereótipo pra te deixar suscetível às coisas que ela oferece. Desse jeito, se você for um emo convicto (lembre-se, é só um exemplo), você vai obedecer às tendências que esse estereótipo manda: se a moda emo é usar calças xadrez, você vai ter que usar pra ser reconhecido como emo. É assim que funciona. E o objetivo de toda essa rotulação é manter um mercado estável, com consumidores fixos." (Tirado da Biblia do Rock)

Mas realmente, o que a mídia faz com você? Ela tapa seus olhos, sua boca, seus ouvidos, faz uma lavagem cerebral e te leva pra outra dimensão.Brincadeiras a parte, a mídia te mostra o que ela quer te mostrar, o que a favorece. Por exemplo as novelas. Falam cada vez mais de sexo, drogas, sequestros, vingança. Te empurram isso goela a baixo, e você engole, e ainda acha que tem gosto bom.
Qualquer dia posto sobre a apologia da midia. (Ok, parabens, agora você tem três post prometidos)
Espero realmente que a mídia nao te deixe um tapado.Xoxo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário